domingo, 7 de setembro de 2008

Conhecendo o semi-árido em busca de convivência

[...] Todos sabem que o hábito alimentar é um dos mais difíceis de ser mudado. O paladar evoca nossa infância, a casa da mãe, a própria mãe e nada parece ser mais saboroso. Por isso a população do semi-árido costuma levar consigo, por onde andar, seus hábitos alimentares. Não é nenhuma surpresa quando se pega um ônibus em direção ao sul e no bagageiro do ônibus alguém esteja levando um “bode seco” em alguma caixa ou outro ambiente. Também é do conhecimento de todas as feiras típicas, as lojas, as bodegas especializadas em vender comida nordestina nos grandes centros urbanos. Hoje, no contexto da “segurança alimentar e nutricional”, inclusive da “soberania alimentar” e do “direito humano à alimentação”, sabe-se que a variedade cultural da alimentação é profundamente saudável e de bom gosto. A padronização dos alimentos é um mal que precisa ser combatido. A melhor forma de combate é reforçando hábitos alimentares sadios e regionais, conferindo a todos o seu lugar, já que cada cultura tem o seu próprio jeito de produção e consumo de alimentos.”
O potencial para uma alimentação equilibrada e farta existe no Semi-árido, mas do outro lado encontramos muitas pessoas mal- ou subnutridas, fato causado por outras questões, sem ligação à realidade climática. [...]

No semi-árido, viver é aprender a conviver!

Versão preliminar do livro, de grátis, baixe aqui!

Recomendo muito a leitura.. tem vinte e poucas páginas, bem ilustrado e trata inúmeras questões sobre nossa caatinga e o semi-árido!

fica ai a dica!

2 comentários:

Thiago,

Que legal esse livro, estilo cartilha, não tinha informações sobre, vou publicitá-lo no MEBio. Será uma grande honra compartilhar essas informações, outra! Temos de ajudar a construir esse livro, devemos expor nosso olhar paraibano da coisa, visto que a maior parte dos construtores do livro são de outros estados nordestinos. E aí, rola rock?

Se garante? Já não chega o Telmo!

=D Adorei collembolo boy!
Podemos entrar em contato com o autor, se bem que a essas alturas ja deve estar concluido!

Postar um comentário

Queremos muito saber sua opinião! Ao comentar, por favor, identifique-se.