terça-feira, 26 de agosto de 2008

O Aprender atual...

O contexto do ensino difundido durante várias gerações, assim como ondas sonoras, se dissipa se difunde e é transformado em muitos outros, às vezes positivos, porém, a maioria das vezes de maneira negativa. A educação e o ensino sobre educação traz consigo estigmas que os tornam vertentes, as vezes, muito técnicos ou tecnicistas, restringindo os conceitos de “o aprender” e de “como aprender”.
Para as sociedades atuais modernizadas e/ou urbanizadas, a visão do cotidiano é, na maioria das vezes, apenas de parte do caminho necessário a ser trilhado na longa estrada da bem ventura e sucesso profissional. Contudo, muitas culturas ancestrais ou até mesmo contemporâneas de cunho rural, vêem este dia-a-dia, esta rotina, como uma forma contínua de aprendizado, e suas práticas mais cotidianas, ou métodos antigos de trabalho são passadas de geração em geração como uma forma rica, e muitas vezes única, de aprendizado. Este contraste, apesar de utópico, não separa estas duas formas de sociedade quanto ao modo de pensar, uma vez que diante desta sociedade global é fácil “respingar” resquícios culturais por entre as comunidades inter-relacionadas de alguma forma. Deste modo pode-se dizer que este contexto esta presente, sim, nestas sociedades modernas, contudo, de maneira efêmera.
O aprendizado não é institucionalizado, nem burocrático - ou pelo menos não deveria ser. É um processo transdisciplinar, porém não técnico em sua essência. Os processos de aprender e transmitir o que foi aprendido são intrínsecos de inúmeras espécies que conhecemos, principalmente a nossa.
Seria de boa índole uma campanha contra a aculturação, principalmente da classe média, que ao contrario do que se pensa está cada vez mais burra. As massas na maioria das vezes estão preocupadas em arrumar o que comer, ou como sobreviver de diversas moléstias, a camada social de indivíduos com tempo livre para pensar, deveria usar este tempo para este fim, e perceber que a aplicação de modelos ou padrões em uma sociedade capitalista medíocre é aceitável, porém a institucionalização do processo contínuo de aprendizagem e a burocratização aplicada a esta modelos e padrões é desprezível.


Qualquer erro de português, perdão..

3 comentários:

E da-le padrão!!
Da-le modelo!!!

Corre Marx, é uma cilada!!!

Colêmbolos do mundo, uni-vos.

Desta forma vamos de vez, aplicar os conceitos da memética, explicada por Dawkins em nossas vidas.

A menos que Salomão saia da tumba, eu é que não corto o cabelo!
=x

e viva o modelo!

Postar um comentário

Queremos muito saber sua opinião! Ao comentar, por favor, identifique-se.