quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A síndrome do "Universitário à esquerda"

Indignação...


1 - Universitário, ou estudante, tem mesmo é que estudar.
2 - Vai fazer biologia pra quê, morrer de fome?
2,5 - Ih,Vamo indo que essa aula não tem futuro não...


Bem, não exatamente....


Mesmo no "quase" século 22 (como se isso significasse algo) encontramos pessoas em instituições de ensino superior que, por assim dizer, são "Universitários à esquerda".

Imagine o ensino fundamental e o médio como uma linha de produção, ok? Independente de predisposições biológicas, pois estou tomando um modelo "neutro" (viu, cipro neto?) , a vivência escolar muitas vezes se resume a tarefas massantes, fórmulas intermináveis, denominações enfadonhas, regras e exceções. O que influencia de forma muito negativa, principalmente, pessoas que estão tentando formar idéias sobre o mundo!

Ora, você não chega para uma criança e dis que a "florzinha bonitinha" que ela acabou de colher, na verdade é aclamídia, tem 79 óvulos, sete carpelos e é introssa.

INTROSSA? Faça me um favor!
Revolta a parte, e voltando para a reflexão, o que quero dizer é que o mundo se faz simples e complexo para os olhos de quem o estuda, e principalmente, para os olhos de quem o vê. Contudo há quem não o veja. Muitas pessoas vivem em mundos totalmente isolados, muito preocupados com bolsas de valores, arquitetura pós moderna, medo do sr. Jesus as punirem por falar mal do padre, por ter flatulado naquele domingo...

Mas será que elas não veêm vários outros fatores porque não sabem, ou porque não foram ensinadas que não existe tal dicotomia?
Até esta palavra foi inventada por nós.... mas será que temos que ser escravos vendados com tanta coisas interessantes batendo na nossa cara?
Não é papo "chato" de biólogo não, estou me referindo a diversas coisas: Os sonhos, o que será que eles significam! A obscuridade do subconsciente é fascinante, assim como as marés quentes impedem que nosso planeta entre em uma era glacial! A educação, a música, a aviação!!!

Se os cidadãos devem ou não se perguntar sobre estas diversas questões, a moral, a cidadania, as leis e o pudor vão ditar...

A questão é: pessoas são influenciadas. E pessoas que estão tentando compreender o mundo, precisam mais é de perguntas! Sim! Pra que respostas? Qual a graça de viver em um mundo que não tem o que descobrir sobre ele?

- Eita!!!!!!!! Olha esse bixo aqui!
- Ah, é um tetrápoda..
- aah!
-...
-...

Este é o quadro atual, as regras, e o estatuto da "linha de produção" citada anteriormente... Cópia "cagada e cuspida" do seu irmão mais velho, o Capitalismo.

Omisso.
Frio.
Direto.

O resultado desta linha de produção... Feras! Ô Beleza (Não estou generalizando, isto é evidente aqui ok?)

Indivíduos que foram, ou melhor, fomos cobaias de uma lavagem cerebral. Uma competição "humana" onde adolescentes se fecham para o resto do mundo e são forçados a entrar na ciranda do Peneirão, como era conhecido antigamente, a fim de disputar uma vaga na universidade....

Mas pra quê?? Me diga? Pra que um cidadão desse quer entrar numa danada de uma universidade?

Etimiologicamente Universidade conota "Universo", ou seja, uma abrangência de fatores. Sejam eles conteúdos, disciplinas, cadeiras, tamburetes. A universidade se materializa através de uma instituição de ensino, onde professores e alunos buscam levantar hipóteses e compreender as que já foram levantadas, sempre analisando os diversos fatores da sociedade e do ambiente. Pelo menos devia ser...

Claro né... nem tudo na vida é "rodinha" e estes "feras" querem mais é ganhar o deles! Fazer fortuna! Subir em cima dos outros, aprendendo a mentir, desviar dinheiro, ou até mesmo a ser politico!... por isso que biólogo é tudo liso, né?

Ah, vão "contar" coquinhos!

6 comentários:

Boa Thiagão, vejo você falando isso pessoalmente, utilizou de seu grande poder dialético para agir de forma sensata criticando aqueles que entram na Universidade em prol de se dar bem logo na vida, arrumar vida fácil e adentrar em um mundo desnecessário a humanidade.

Qual o papel de certas pesquisas para extensão? Principalmente em bio...

NENHUM. Cadê as problemáticas na comunidade? Cadê a troca de conhecimento? Quem finalmente paga nossa estadia lá dentro?

Lembrando bem, ENSINO/PESQUISA/EXTENSÃO. São três pilares igualitários e preponderantes para entrarmos no mérito de ser um profissional idôneo, um ser persuasivo, que também ajude a construir o próprio curso! E não fique só reclamando de tudo e de todos. Nas exatas, o discurso do masturbador intelectual altamente amiguinho do ENSINO é: tudo é rasgadeira. Aquele que só visa publicar, e é amiguinho da PESQUISA, é: qualis A,... qualis B. Aquele que só visa a EXTENSÂO é: poxa, vamos ajudar X comunidade, ou Y ou Z, para publicar. Pelo menos essa última é um tanto humanizada.

Então, fico aqui um dos objetivos do curso de biologia da UEPB.

"§ Formar profissionais aptos a atuarem na educação formal e informal, como agentes de transmissão, crítica e transformação da realidade em que se encontrem inseridas."

Quem transforma o que e onde?

QUEM?

Caramba Allysson! Home, merecia um post! pode crer... muito bom.. voce tem razao! A pesquisa deve se comprometer com a sociedade, e se entrelaçar com a extensão através do ensino e de outras ferramentas! Muito boa esta discussão! Abração!

"por ter flatulado naquele domingo..."
"Cópia "cagada e cuspida""
"por isso que biólogo é tudo liso, né?"

Caramba Thiago...!!!
Muito bom o texto!! Fazia tempo q não lia uma boa crônica!
Mandou Bem d++!!
Sem contar com a temática q dá pano pra manga viu!

Só discordo, em parte, do comentário de Allysson quando diz que, "sobretudo em biologia, o papel de certas pesquisas para extensão é NENHUM!"
É evidente que existe um déficit enorme, mas, muitas pesquisas ali dentro são indispensáveis, através mesmo da conscientização, ao preparo de táticas de amparo e manobro de ecossistemas onde a atividade humana exerce forte pressão, e a preservação desses ambientes culmina em uma elevação na qualidade de vida de seus habitantes, que se tornam responsáveis (mais ainda) pela área dos estudos favorecendo a resiliência desses locais.
Claro que nem sempre se tem essa visão de participação e, muitas vezes, o trabalho de pesquisa torna-se algo mecânico e desvinculado do socio-cultural-econômico, é aí que reside todo o mal!

Aeção, valeu o coment... que bom que diverti os chegados! kkkk
Coitado do padre no domingo.. kkk

Realmente, muitas pesquisas em sua essência tem muito com o que contribuir para a socieade, embora os pesquisadores não se interessem por esta vertente.. é uma pena!

Quem nem o de Alysson, o seu comentário dava outro post!

Sinto me envergonhado mais uma vez por não entender os textos de thiago ;/
Talvez seja a linguagem a qual não consigo acompanhar. Acredito que tenho algum gene que impede a compreensão dos textos do nosso severo!
hahahhaa
um cheiro ;*

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
"do nosso severo!"
Mais rapaz! Bote aí na pauta extraordinária o que vossa magnessência não entendeu!
=D

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