sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Justiça

Qual o real valor dessa palavra? Desconheço. Somos determinados a seguir regras dependentes do local onde vivemos, havendo divergência entre lugares. Tais regras criadas por pessoas, como nós, ditas hierarquicamente superiores. Não entrarei em discussão o que seria mais ou menos superior a algo. O que convém ressaltar é que, independente da nossa aceitação, leis são leis e devem ser cumpridas. O que dizem é que, a partir do nosso primeiro voto (cujo tal é obrigatório), estamos afirmando concordar com todas as leis presentes no código penal, etcetera e tal. Epilogando, voto no candidato A para prefeito, pois acho que ele "tem" as melhores propostas, e o candidato B acaba ganhando.
Pagarei o pato da mesma forma. O candidato B, ímpio por natureza, progride logrando sua situação, enquanto nossos direitos não são realmente nossos. Nunca me perguntaram se eu concordo ou não com a lei 231 do artigo 1.45 do código penal. Apenas "tenho" que concordar.
A falha já está impregnada desde o começo do sistema, desde os formadores do tal. Voltando ao assunto primordial, o que seria julgar como certo? Vamos a suposições: Nasço pré-disposto a falar, ouvir e ver. Posso falar, ouvir e ver, ou não. Já como fui pré-disposto (falo em termos genéticos) tenho uma maior probabilidade de falar, ouvir e ver. Há quem diga que isso é um dom. Não gosto muito dessa palavra pois explicita que quem não o possui é inferior (?) (tendo uma visão comumente sensitiva da palavra dom, que relata "superioridade").

Outro exemplo: Nasço pré-disposto (genéticamente) a roubar, matar e enganar (Suposições). Posso roubar, matar e enganar, ou não (aqui caberia alguns termos sociais). Já como fui pré-disposto, tenho uma maior probabilidade de roubar, matar e enganar. Ao cometer algum dos
atos, Pagarei por apenas ter cumprido meu papel, por possuir genes deletérios? O que seria justo?

Menor de idade pega bigu em ônibus, cai e é atropelado, morrendo na hora. Os familiares perante a câmera clamam por justiça. Sinceramente, reconheço minha ignorância para tal feitio.

Volto a afirmar: Desconheço o real valor dessa palavra e, quando desconheço algo, fico calado. Ao clamarem por justiça, digam pelo menos o que é justiça, para não cairem na rotina da burrice.

7 comentários:

Muito massa! Entrasse na questão da predisposição genética, motivo de alguns de nossos impasses, mas eu concordei com você, agora, quanto a isso!
Fica ai o pedido pra o brod postar um tópico apenas sobre esse tema!

Outra coisa: é complicado se o governo for perguntar a cada "cidadão" se ele aceita ou não certa lei. Alguns com predisposição a comer doce vão dizer que sim, os com predisposição a comer salgado vão dizer que não... Sem falar das mutações.. Ai o que o governo faz? Impõem uma lei de forma geral e ainda nos chamam de burros dizendo que é democracia.

somos livres para escolheremtre duas opções, grande liberdade...., adorei o post, e tb gostei quando foi traçado um paralelo com a predisposição genética

Até onde os fatores biológicos podem interferir no processo, boa postagem, para muitos comentários, muitas situações de nosso dia-dia requerem esse senso-crítico apurado do que é justiça. Justiça, penso eu, é para organizar a sociedade, colocar ordem nela, ... doutriná-la, aliená-la, la la la.

Este comentário foi removido pelo autor.

ai, eu só consigo rir desses textos filosóficos de base biologista, mto divertido

Postar um comentário

Queremos muito saber sua opinião! Ao comentar, por favor, identifique-se.