sábado, 25 de outubro de 2008

Capitulo VII da Constituição Brasileira

Bem hoje estava conversando com o nosso amigo e criador do Blog Holística Tiago sobre a reabertura da inscrição do vestibular da UEPB, estava comentando a ele que não acho essa reabertura da inscrição injusta, pois acho que todos os alunos de instituições publicas tem direito a isenção, pois entrará na universidade aquele que se preparou e estudou mais para prestar o vestibular. Entrará aquele que mais se capacitou para realizar a prova. Pois bem resolvi ir atrais de algo que me axuliasse na exposição da minha opinião e busquei me basear na constituição.

Capitulo VII da constituição:

-Dos Direitos Fundamentais Dos Brasileiros:

4. Igualdade de Oportunidades:

Assim como a igualdade perante a lei se constitui em um dos pilares do Estado de Direito Liberal.
Abstratamente considera, o principio da igualdade de oprotunidades nada tem de particularmente novo:não passa da aplicação do principio de justiça a uma situação, em que existem varias pessoas em competição para obtenção de um objetivo unico, isto é, de um objetivo que so pode ser alcançado por um dos concorrentes-o mesmo numero de jogadores em cada um dos times adversarios, o mesmo numero e a mesma dificuldade nas questões de um concurso publico, por exemplo.
Ela passa a ter importancia politica quando, transplantado para a vida politica de um Estado, isto é , quando tem por objetivo colocar todos os seus membros na condição de participar da competição pela vida ou pelo que é vitalmente mais significativo, a partir de condições iguais.

Espero que todos opine sobre esse assunto, pois assim faremos um debate democratico e chegaremos a uma conclusão na qual ajude a resolver qualquer embate sobre esse assunto que se repercutiu tanto em nosso Estado.

4 comentários:

Então, nem se todos os estudantes do Brasil, estudassem com o mesmo material didático, e com o mesmo entusiasmo, teriam vagas para todos!

É o que estava a conversar com cícero... não adianta você reabrir vagas em uma manobra exagerada para reparar possíveis erros (estou especulando). Principalmente abrir isenção em nível nacional... deveria haver um contrabalanço de todos os estados, para que a universidade não se sobrecarregue e acabe contraindo todo o ônus no processo de seleção.

A igualdade de oportunidades é uma utopia alimentada por um sistema que sonha que um dia todo mundo vai ser eternamente feliz(Amém). Tá na cara que manobras políticas moveram essa decisão, e isso causou um prejuizo aos alunos de escola pública do nosso estado, que além de ter a concorrencia aumentada, prederam um bom tempo de sono se estressando com a incerteza da data da prova. Concordo com o argumento da Procuradoria Jurídica da UEPB:" é uma instituição estadual, regida por um lei estadual, não é lógico nem certo dar isenção a alunos de outros estados com base em uma lei de entendimento ambíguo".

Postar um comentário

Queremos muito saber sua opinião! Ao comentar, por favor, identifique-se.