sexta-feira, 24 de outubro de 2008

A Síndrome do "Biologia é um saco"

Após tantos estudos, tantas tendencias pedagógicas que viram e foram, por que a sociedade ainda está presa no conceito contextualizado de disciplinas e "matérias" isoladas? Porque ainda existe essa dicotomia?

Como em qualquer bioma, ou ecossistema, um determinado organismo só vai sobreviver se as condições estiverem favoráveis para tal. Acontece exatamente assim para modas ou "tendencias". Presenciamos um descaso com a educação por que este descaso está "muito bem, obrigado", sendo nutrido por um sistema manco, ou melhor, capenga.

Desde que tenho contato com estudantes de cursinho pré-vestibular, ou do ensino médio como um todo, venho contraíndo um certo nojo de como os conteúdos, até então chamados de programáticos, estão sendo dispostos e apresentados para estes jovens. Tomando como exemplo a "disciplina" de Biologia, posso afirmar sem medo que grande parte dos alunos acha a mesma "um saco", como eles mesmos expliclam: "Nome demais para decorar", "Coisas que eu nunca vou usar na vida" e a mais trágica: "Não tem nada a ver com a área que quero"...

Mas como não pode ter a ver com a área que esse rapaz quer afinal, se ele vive em uma sociedade, que esta inserida em um bioma, onde ecossistemas estão interagindo. A própria criatura é um ser vivo, que depende do seu funcionamento fisiológico e hormonal para porder chegar a esta conclusão! Como esses jovens podem ser tão cegos a tantas coisas às estações do ano, à comida que esta na sua mesa, a hora que vão ao banheiro, ao sexo!?

Simplesmete porque existe substrato para sustentar a ignorancia.

Neste caso, ataco diretamente o ponto mais alto, o que causa grande parte desta alienação. O vestibular. Este exame se torna motivo de três anos de estudo (ensino médio), ou até mais, para quem estuda cursinhos por aí afora. A prova é totalmente "bitolada" e leva em consideração termos arcaicos, cálculos intermináveis e uma descompartimentalização da mente destes alunos, que se desligam do mundo e partem para cima de livros com conceitos mais arcaicos ainda.
Não tiro a razão de quem fala que a "disciplina" Biologia é chata. Ora, do jeito que ela é apresentada para os nossos estudantes, o que poderíamos esperar?! E a história continua, se refletindo em várias outras áreas do conhecimento, que alguém muito inteligente dividiu para facilitar a formação de profissionais alienados que não se dão conta que vão morrer sufocados com o aumento do CO2, ou que não sabem o porque aquele tombo de ontem criou uma "casquinha".

Pode parecer repetitivo, mas irei (Iremos) repetir e ir contra esta corrente até o pilar cair!

7 comentários:

Repetir, Repetir até o Pilar cair. Cara, ótimo desfecho, vou utilizar essa frase também em meu dia-dia.

Algo que venho pensando a algum no que diz respeito ao vestibular é o fato de que questões de multipla escolha tornam a análise superficial.
Se a universidade tem como função auxiliar a desenvolver mentes pensantes, porque as provas vestibulares são tão impessoais?
Assim como são impessoais, levam a um tecnicismo que é prejudicial as formas de se fazer a educação que antecede a universidade, onde a necessidade de aprovar pessoas é exaltada em detrimento a formação de personalidades e mentes pensantes. Prova disso é a dificuldade que as escolas da rede estadual de ensino estão encontrando ao tentar implantar as disciplinas de filosofia e sociologia, as quais não se pode caracterizar por ter respostas totalmente certas ou erradas.

PS.: texto muito bom, principalmente a idéia de começar a britar as colunas que sustentam o sistema , "capenga" como se encontra.
Ai fica uma incitação, uma vez que conhecemos as fraquezas do sistema ao qual estamos reclamando, resta a nós uma organização maquiavélica que nos possibilite quebrar esse alicerce por completo.

Comentário que davam um post! =D
ehehehehe massa as ideias

pink floyd ja falava sobre isto na decada de 70 ou 80 em sua musica chamada "brain damage"...então repiteremos até os lunáticos caírem do pilar....

Exactoo!!! Deu as caras né alexandre! hehehehe

engraçado um professor de cursinho fazer a crítica ao vestibular. No mínimo, curioso.

Postar um comentário

Queremos muito saber sua opinião! Ao comentar, por favor, identifique-se.