terça-feira, 28 de outubro de 2008

Evolução Ontogenética

A Evolução Ontogenética, compreende o atual Devo, do Evo-Devo, a Biologia do Desenvolvimento. Uma das formas de evolução, onde compreende o nascer, envelhecer e morrer, a ontogenética. Outro tipo de evolução está ligada a separação de grupos com caracteres em comum, a Filogenia. Um dos que falaram que a Ontogenia recapitula a Filogenia, foi Haeckel, e abriu um grande passo para a inserção da Filogenia na Ciência.

"- Cadê a evolução acontecendo agora?"

Esse é um dos sensos-comuns utilizados por aqueles que adoram argumentos 'ad hominem'. Podemos ver a evolução ocorrendo agora, a partir do que chamamos de Ontogenia.

Nasce, cresce, reproduz e morre.

Poucos sabem disso, e poucos querem ver a evolução in loco?

Um exemplo de cladogênese, divisão de grupos de 'bichos/plantas', está ligado aos indivíduos que têm ciclo de vida pequeno, "poucos anos de vida". Através das diversas reproduções e parentescos de quadragésimo grau, podemos perceber a variabilidade, e até mesmo a especiação como ocorrem em drosófilas. Então, o que é o ciclo de vida senão a Ontogenia? O que são diversos ciclos de vida senão a variabilidade? O que seria a Filogenia senão a causalidade de diversas reproduções onde ocorrem a variabilidade?

"Post especial ao meu amigo Uirá, feliz evolução ontogenética."

2 comentários:

Valeu a vcs!
Valeu pela surpresa
hahaha
abraçp

auhaeuhaeuhahu em breve um videozinho da "surpresa" kkkkkkkkk

Postar um comentário

Queremos muito saber sua opinião! Ao comentar, por favor, identifique-se.