quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Superioridade humana?

Lendo, recentemente, um texto de psicologia para a prova, percebe que ele trata o ser humoano como um ser superior os outros animais (como se nós não fizessemos parte da natureza, ou como se agente estivesse aqui no planeta ,chamado de Terra por nós mesmos, para dominar e subjulgar a tudo e a todos). Como resposta a esse tipo de pensamento, eu lanço mão de algumas perguntas: o que o ser humano come? o que o ser humano bebe? onde o ser humano vivi?
Fora isso tudo, ainda tem muitas podridões q o ser (dito racional, sera mesmo?) humano pratica, como sujar as ruas de sua cidade, a ocorrência da compra de votos, muitas pessoas traem por dinheiro, vingança ou outro motivo banal.
Dito tudo isso, sera mesmo que o ser humano é superior, igual ou inferior aos outros seres (não digo nem animais, porque restrigiria muito a biodiversidade)?

11 comentários:

Ae Raoni! Botou pra descer..

Com certeza meu colega, o ser humano não é superior aos outros, partindo do simples pressuposto que precisamos de todos os fatores bióticos e abióticos, TODOS MESMO, para sobrevivermos. Um ser superior seria o chuck norris da história.. não dependeria de mais nenhum outro.

A galera não está conseguindo comentar... o que será que houve?

Eu to testando o mecanismo de coments aqui.. deu erro umas duas vezes, mas logando pela ocnta do google foi beleza... Vou testar esse pelo Nome/URL

o ser humano é tão irracional que é capaz de colocar uma caixinha de colirio numa sacolinha plástica na entrega da compra, tão irracinal ao ponto de comprar um celular de ultima geração ou uma roupa da melhor marca e pensar que estar abalando sem perceber que há milhares de crianças passando fome, jovens entrando no mundo das drogas e surfando na onda do modismo cuja finalidade única é criar mascaras no homem e fazer com que o mesmo queira prazeres imediato e não o bem estar concomitante a felcidade plena ferindo assim sua liberdade enquanto ser pensante e educativo.

Eu não posso dizer que acho que as atitudes do homem possam ser consideradas tão diferentes das de outros animais, toda essa irracionalidade que o ser humano demonstra em algumas de suas atitudes mostra um imediatismo característico de animais que chamamos de irracionais, então acho que reclamar dessas ações é partir de um pressuposto, mesmo que não percebido, que o homem é superior.
Sim, o ser humano é um ser irracional, que age de acordo com suas emoções(dependencias hormonais) assim como qualquer outro.

Nossa como é bom ler esses depoimentos aqui, lendo a mesma apostila de Psicologia, podemos perceber as práticas didáticas do automatismo, você é uma espécie de máquina, que a partir do momento que começa a praticar, faz o trabalho precisamente. O fator emotivo, também faz parte, embora o automatismo seja a principal fonte de aprendizagem. Cita também a capacidade mental que temos, o fator biológico da aprendizagem. Por vezes fico também pensando, até que ponto os hormônios comandam nossas vidas, nossos pensamentos. É tão bom fazer carinho, cuidar da prole, copular, e isso outros animais fazem, uma plesiomorfia comportamental, podemos dizer assim.

Vários erros de ortografia.
Algumas partes sem nexo.
Infantil o comentário de Alexandre.

ok...prof pasquale cipro neto...obrigado pelo seu elogio.

ehaeuaeuhaeuaheae
Só sei que amanhã tem festa!

os eros ortograficos so me liguei depois q eu postei, mas da pra entender!

Postar um comentário

Queremos muito saber sua opinião! Ao comentar, por favor, identifique-se.