segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Ter ou não Ter, eis a questão.

"Sem a originária revelação do nada, não há ser-si-mesmo ou liberdade" (Heidegger)
Se o ter é uma questão de existir, então vamos nadificar o nada. Sem saber o que é o nada, não saberei o que é a liberdade de fato, a liberdade é o nada, e vivo em busca do nada. Engraçado, quando estamos nos libertando de algo, algo outro nos aprisiona, e assim vamos levando a vida, em busca do nada.

O mesmo posso fazer uma analogia ao ter, o ter é necessário para viver, sendo que o necessário por vezes é extrapolado, mas como nos libertamos disto e nos aprisionamos ao viver ecocentricamente? Uma boa questão, esta nos leva a princípios ideológicos, a criação de um modo-de-vida que influenciará outros, diria em outros posts, memético.

Basta que queiramos, com senso-crítico no dia-dia, nos policiando e intervindo, mostrando a sociedade o poder antrópico sobre o ambiente, iremos mudar de fato a sociedade civil, os exemplos nós devemos dar. O problema do exemplo é evidente em muitas linhas argumentativas, em muitos discursos persuasivos, e também é facilmente identificável. O exemplo devemos unir a linha argumentativa, nada melhor do que uma intervenção com uma experiência prática, isso enriquece o poder persuasivo.

Depois disso a mudança conceitual é fato, na Sociedade. Agora no Mercado e no Estado, outras estratégias devem ser utilizadas, não de persuasão, mas de combate.

2 comentários:

Boaaa All
Vamos criar uma Ecovila (hauhauahah)
Sustentabilidade, Permacultura e devaneios tolos!!

Muito bommmm o post

O texto deixou a desejar sobre o título, eu esperava por mais sobre ter ou não ter.
Não sou o mais apto para comentar sobre mudança conceitual, ainda tou "na fase" de que pessoas são imutáveis, não consegui passar desse nível.
Quem tiver o password da próxima fase, msg me;p

Postar um comentário

Queremos muito saber sua opinião! Ao comentar, por favor, identifique-se.