quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Bem-estar? Dez?

Reflexões, me sinto mal por compartilhar o sentimento de passividade ante o quadro de professores que temos, em suma dinossauros, que estão muito próximos da aposentadoria e deixam o pilar Ensino ao léu, bem como não sabem que existe os pilares Pesquisa e Extensão a serem cumpridos. Sistema nojento de repressão às atitudes de crítica formal aos professores, vindas de Coordenação/Departamento, quantas vezes a metodologia do deixar para o próximo ano, ou até mesmo, o aluno é temporário, o professor não, existe dentro de cursos de graduação por todo Brasil. Sinto-me conivente com tais ações passivas, e aqui desabafo como futuro profissional que serei, até que ponto devemos nos calar ante tais ações de medievalismo em sala-de-aula.



Bem-estar? Reflexões tomam frente esta palavra, sinto-me inútil, o que faço do meu tempo que me faz feliz. Após um dez, em uma prova de ecologia, a tristeza reina. O modelo não me satisfaz, é um modelo de dez para alguns, e abaixo de sete para outros, será que isso reflete o dia-dia, será que isso condiz mesmo com a aprendizagem excluidora? Embora utilize os velhos textos inspirados no Rickelefs, sentimentalizo aqui a importância das dissertações, imagina viajar os quatro cantos do mundo, explicar mecanismos globais, até mesmo cósmicos, receber bem o aluno, um show de prática por um professor de Ecologia. E é por isso que meu bem-estar está embaixo da zona oceânica com carbonato de cálcio, muito baixo mesmo. Pois o legado que este nos deixa, outros desconstroem, aliás, muitos outros, e essa é a causa maior de minha tristeza. Não só professores, mas alunos, administradores do curso, funcionários, todos coniventes com o sistema autoritário, sem diálogo, sem negociações. Repressão total, indiscriminada. Quanto aos alunos? Egocentrismo, imposição religiosa, babões, mercadológicos, onde se contentam com dez, uma pena. Para que o dez em nossas vidas se não fazemos outros tantos, em prol do existencialismo coletivo. O grande professor de Ecologia nos leva a reflexões legais, aulas super didáticas, embora nos deixe em breve, e esse será o tema de meu próximo post. Até breve.

5 comentários:

"Quanto aos alunos? Egocentrismo, imposição religiosa, babões, mercadológicos, onde se contentam com dez, uma pena."

Google: Você quis dizer: Alunos de Biologia 2006.2?

Uns verdadeiros palhaços que aceitam tudo como está. Estudantes de um curso de educação que nada entendem sobre.

All...esse seu post é exatamente o que penso todos os dias desde o 2º ano de curso.

Realmente a alienação impera...e quem mais sai perdendo...óbvio os alunos..opa os alunos??? Cadê o olhar holísticoo...sai perdendo todos que serão vitimados com a ocasião em que vão assistir aula destes alunos que no presente passam por isso....não há formação de agentes multiplicadores...cadê as metodologias de aprendizagem que tanto escutamos falar nas aulas de PDPA???.

"Ahhh...mas tá tudo massa...o Prof.de tal disciplina é muito bom véiii...ele num faz chamada e ainda coloca 9 e 10 em todo mundo...tem professor melhor que esse?"..... PQP

E Uirá...não é um caso isolado da 2006.2 não...2005.2...PQP..prefiro nem comentar...senão amanhã me darão um cálice de cicuta.

"o legado que este nos deixa, outros desconstroem"
Emocionante esta passagem Allysson! Tava inspirado eim? x) Adorei

Depois de me indignar sobre a má divulgação da apresentação de Arthur Moreira no parque do povo, hoje, gratuito, fico ainda mais indignado ao ler seu post, e lembrar que vou passar um bom tempo temendo as quartas feiras... e quem sabe as terças.. as quintas.. as segundas.. Quem sabe?
Realmente, Priscila, não só os alunos se prejudicam... os alunos destes alunos vão provar do mesmo veneno.. quem sabe concentrado, quem sabe diluido... Mais cedo ou mais tarde a sociedade toda se prejudica.. Vide politicagens.
Parafraseando o colega Melo: "imagina os profissionais que vão sair dali.."
curso de educção? Quem "Mulesta" sabe que o nosso curso tem esta vertente? Nem alguns professores sabem disso! Várias pessoas torcem o nariz para cadeiras importantíssimas, como PDPA. Aulas interativas, abertas e criticas como aquelas nos fazem ter orgasmos mentais.. que pena que somos um grupo pequeno.... Se fosse egoísta, diria: que bom!

Desabafo muito bom , Allysson. A angústia de muitos está muito bem expressa nesse post(inclusive alguém que a pouco tempo era viciado em notas que não servem para nada). E como comentávamos após a aulade ecologia, parece que ele estava falando com cada um de nós quando ele falou de trabalhar prá hoje ou para amanhã, aliás, tema já exposto aqui em outros posts.

Aliás, "Quanto aos alunos? Egocentrismo, imposição religiosa, babões, mercadológicos", só vale uma palavra: DECEPÇÃO, mas fazer o quê, né?
Vou parafrasear um grande amigo meu: "Realmente, não posso confiar em ninguém!", por mais que me doa dizer isso!

"Se fosse egoísta, diria: que bom!" (Severo, 2008)

Postar um comentário

Queremos muito saber sua opinião! Ao comentar, por favor, identifique-se.