quarta-feira, 25 de março de 2009

Tudo é natural?

Diria Darwin, quanto a seleção artificial:
"Eu estou convencido que a seleção ocasional e intencional tem sido o mecanismo padrão na produção de nossas raças domésticas; (...) A seleção age somente pela acumulação de pequenas ou maiores variações, causadas por condições externas, ou pelo mero fato que o filho não é absolutamente similar ao seu parente. O homem, pelo poder de acumular variações, adapta os seres vivos como quiser." (DARWIN, 1858, p. 51)

Ou Wallace:

"Nenhuma inferência como para variedades em um estado da natureza pode ser deduzida de uma observação das que ocorrem entre animais domésticos. As duas são muito opostas da outras pela mesma circunstância de sua existência, que o que se aplica a um é quase certeza de não se aplicar ao outro. Os animais domésticos são anormais, irregulares, artificiais; eles são assuntos de variedades as quais nunca ocorreram e nunca podem ocorrer no estado da natureza: sua grande existência depende de viver junto ao cuidado humano" (WALLACE, 1858, p.61)
Presente neste maravilhoso artigo, repleto de informações novas sobre o Wallace, comparando-as com os conceitos do Darwin.

KUTSCHERA, U. A comparative analysis of the Darwin-Wallace papers and the development of the concept of Natural Selection. Theory Bioscience, 122: 343-359, 2003.

0 comentários:

Postar um comentário

Queremos muito saber sua opinião! Ao comentar, por favor, identifique-se.