terça-feira, 9 de setembro de 2008

Dicotômicos Encontros de Estudantes

Eventos como Encontros de Estudantes são frequentemente censurados por grupos de professores que se masturbam intelectualmente, dando ênfase aos pilares do Ensino/Pesquisa. Faço esse texto por estar nas vésperas de um, o ENEB 2008 (Encontro Nacional dos Estudantes de Biologia) e estou triste, um baita clima pesado. Por que?!

Os Encontros de Estudantes reúnem a dicotomia tristeza/alegria, sentimentos são criados nestes eventos. Tanto que a convergências de idéias e ações são explicitas, formando no final: famílias. Famílias são formadas por pessoas queridas, que nós adoramos ficar próximos, embora incidentes, como o que vou relatar agora, façam parte destas convivências temporárias/eternas.

Dentre os Encontros de Estudantes que fui, os de Biologia, principalmente, deixam marcas. Os espaços do Encontro, servem como alinhamento de ações ante a sociedade, o poder da intervenção, mudança, persuasão, a utilização maravilhosa dos cinco sentidos integralmente, a percepção ampla do ambiente, a maior visão de mundo, dentre outras inúmeras descrições platônicas. Foi o que aconteceu comigo no ENEB 2007 em Viçosa-MG, conheci uma galera legal, a galera do "Fundão", a galera da UFRJ, que me acolheu bem, pelo apelido carinhoso de "Paraíba", sem ser pejorativo, visto qu'eu era o único representante do estado que de fato intervia, e participava dos espaços, sempre expondo os argumentos baseados em experiências regionais. Fiz amigos, muitos por sinal, de diversas instituições do Brasil, figuras, que mais a frente podem influenciar nossas vidas.

Então! O ENEB 2007 foi maravilhoso, e o ENEB 2008, como deliberado na Assembléia Final será no Maranhão - São Luís, e um empecilho está formado, a distância enorme, que permeia a grande extensão do Brasil, uma barra para aqueles que moram no Sul/Sudeste do país.

Acabou acontecendo o pior, aqueles que conheci no ENEB 2007 e fazem parte do "fundão", cada um com seu apelido estranho (todos são apelidados, incrível), não vão. O CABio UFRJ fez o máximo para conseguir o ônibus, mas nada foi feito, a UFF, a UNIRio, dentre outras conseguiram transporte. Mas, aqueles que chegaram com três ônibus lotados no último ENEB 2007, não vão. Uma perda de exemplos maravilhosos de organização, tanto que, inspirado nos feitios desta galera querida, perdi minhas férias, o processo do ônibus voltou três vezes, irritei os coordenadores dos três cursos de bio da instituição, gastei tempo e dinheiro, falei com boa parte da administração da universidade, diversos ofícios perdidos, investi o máximo de energia e hoje ainda tenho decepções com os estudantes do curso, que desistem de ir, mesmo com o ônibus gratuito.

Uma pena a galera do fundão não ir! Por que sei o quanto sofreram para construir o EREB-SE (Regional de Bio do Sudeste) e agora, relaxar um pouco em uma semana ENEBesca. Clima chato.

Faço este post em homenagem àqueles que compartilharam os momentos belos do evento, que me mostraram o outro lado da moeda, engrandeceram meu senso-crítico, tanto que hoje estou a frente do CABio UEPB, tentando ao menos mostrar a importância da Extensão em um curso extremamente Ensino/Pesquisa, que profissional estamos formando com dois pilares? Isso foi o que também aprendi no ENEB! Dos discursos maiores, menores, carinhosos, loucos, este evento reúne extremos, a diversidade, impactante sempre.

Espero que os guerreiros que confirmaram ida ao ENEB 2008, ganhem um senso-crítico anormal, ganhem uma visão social jamais vista, e passem a amar o coletivo. Ganhem uma noção de existir, diferente de muitos que existem para o capital e gozo próprio, ego e antro, pocentrismos.

Lembro-me bem, que fantasiei bem uma universidade ideal aos Estudantes de Bio, a UNAEB (Universidade Nacional Autônoma dos Estudantes de Biologia), onde as aulas seriam em cada bioma, semestralmente, onde os estudantes morariam temporariamente em casas agroecológicas, onde a extensão fosse o dia-dia de cada um. As pesquisas com a biodiversidade seria ampla, com mais práxis, mais estímulo, vivência de cada canto do Brasil, essa idéia saiu com o RAS, grande figura, que vou rever neste ENEB, e provavelmente tocar um ELO (Espaço Livre de Organização).

Vamos cuidar de nossa ECO, bando de bicho-grilo! Deixo este desabafo àqueles professores pleistocênicos, que adoram colocar os nomes nas publicações científicas internacionais, e que esquecem seu próprio nicho, SOCIAL, de fato.

Fico aqui com meu, até o, sei lá... próximo ENEB 2009?

1 comentários:

OOPA Alysson!
E então cara, interessante você ter esta perspectiva de visão do encontro, que é a real proposta.. e que bom que você até se aventura a liberar uns ou outros hormônios a mais do arroz e feijão do dia a dia, porém é uma pena que muita gente veja o evento como bagunça, podendo torná-lo tal.. o que o deixa alvo de críticas

Postar um comentário

Queremos muito saber sua opinião! Ao comentar, por favor, identifique-se.