sábado, 27 de setembro de 2008

ENEB, a odisséia!

O XXIX Encontro Nacional de Estudantes de Biologia (ENEB) 2008 na UEMA, em São Luis - Maranhão, contou com a representação de Universidades de todas as regiões do País, e a delegação da Paraíba, mais precisamente da Universidade Estadual da Paraíba esteve presente com ônibus cheio. O Evento aconteceu de 14 a 20 de setembro, com mais dois dias de viagem (ida e volta), totalizando nove dias fora das salas-de-aula e com muitas lições extracurriculares, de fato, aprendidas.

Chegamos no Domingo, dia 14, e logo nos encaminhamos para abertura que contou com a fala de Alex, estudante da UEMA e membro da Comissão Organizadora, logo nos apresentando a primeira interação do evento, a Apresentação das Delegações com a formação de um Trem, onde os vagões eram representados pelos estados. Assim a Paraíba com a UEPB, UFCG e UFPB, ganhou destaque. A música de apresentação do trem, autoria de Luiz Gonzaga, se encaixou bem na mística:

"Peguei o trem em Teresina Pra São Luiz do Maranhão Atravessei o Parnaíba Ai, ai que dor no coração O trem danou-se naquelas brenhas Soltando brasa, comendo lenha Comendo lenha e soltando brasa Tanto queima como atrasa Tanto queima como atrasa"

Pela manhã a apresentação do ENEB foi importante para conhecimento dos espaços, e reunião dos Mutirões, grupos que constroem o evento com tarefas como Alvorada e Lixo, para acordar todos os enebianos e recolher todos resíduos sólidos, bem como Ornamentação e Sìntese, Sinapse e Animação. Os mutirões continuam durante todos os dias, o critério de escolha dos grupos este ano foi o Rabo do Boi presente no crachá feito de material reciclado. Nas mesas-tema que fomentavam os debates nos Mutirões contaram com a presença de Roberto Heler, João Alfredo, Cândido Augusto, Zuleide Queiroz, dentre outros, que debateram políticas educacionais e ambientais.

Para maior embasamento teórico foram criados Grupos de Discussão, que culminaram em Grupos de Trabalho. É a saída da teoria para prática, o primeiro espaço como teórico com calorosos debates, o segundo para elenco das ações que serão desenvolvidas pelo Movimento Estudantil de Biologia ao longo do ano (Bandeiras de Luta) decididas pela representação do coletivo de estudantes de biologia do Brasil, ou pelo menos aqueles que querem construir algo na sociedade, que não seja para si próprio.

O Evento ainda contou com espaços como Vivências e Jornada, as primeiras com o intuito de levar os enebianos até as comunidades tradicionais valorizando a história, a riqueza cultural, a segunda levou os participantes diretamente aos problemas da comunidade, com os participantes em filas passando por cada cenário de destruição conceitual daquilo que é muitas vezes passado como errado pela classe dominante da sociedade. Ainda, espaços de avaliação pós-vivência/jornada e preparação pré-vivência/jornada, existiram.

O Espaço Livre de Organização foi preenchido pelo Conselho Regional de Estudantes de Biologia do Nordeste, que ocorreu no ginásio, embora extraordinário contou com um quorum também extraordinário, onde foi discutido o próximo Encontro Regional dos Estudantes de Biologia do Nordeste (EREB-NE 2009) que será em Recife-PE. O espaço MEBio foi construido pelos militantes da Entidade Nacional dos Estudantes de Biologia em prol da organização dos encontristas militantes, explicando como está organizado o Movimento, bem como a Carta de Princípios e Estatuto.
As culturais contaram com cultura maranhense pura! Foi cantado o Boi e o Cacuriá, Maracatú, dentre outras inúmeras manifestações culturais.

A Plenária Final foi o espaço de maior tensão do evento, onde foram aprovadas/reprovadas as ações propostas nos Grupos de Trabalho, dentre outras deliberações como próxima escola a sediar o ENEB 2009. O debate sobre aparelhamento do MEBio, até que ponto a construção do ENEB foi coletiva e encontro estritamente político foram intensos. A UNESP-Botucatu e a UEL se candidataram a sediar o próximo evento. Sendo a primeira apoiada pelo coletivo Sampa (escolas de são paulo), com presença maciça das universidades do Rio de Janeiro no Abaixo-assinado em apoio, e a segunda candidata tem um histórico de construção dentro do MEBio onde em Viçosa - ENEB 2007 - foi a escola que ficou responsável pela Articulação Nacional. A UEL ganhou pela maioria dos votos, e o próximo ENEB, o XXX será lá na Londres brasileira.

Importante ressaltar os vinte anos de ENEB UEPB, que sediou em 1989 o décimo ENEB, e a criação da Executiva Nacional, segundo o GTP (Grupo de Trabalho Permanente) Arquivo Histórico feito pela PUC Betim. Outra importante contribuição para a ENEBio foi a aprovação da Moção de Repúdio aos Turistas Enebianos, os que deixam a Instituição para o Evento, e acabam indo passear na cidade-sede, literalmente perdidos?

Aqueles que foram não reclamaram, e aprenderam muitos temas que não são discutidos dentro do ambiente destinado à masturbação intelectual, repasse de conceitos e outras situações educacionais broxantes, dignas de robôs biológicos com HD em expansão, ou em constante formatação para aquisição de informações novas. Assim vamos aprendendo, ou não?

8 comentários:

Bicho, foi mal não ter lido antes teu texto... mas agora que li, achei massa você compartilhar conosco a experiência!
me dis uma coisa, quando você fala:

"[...]Vivências e Jornada, as primeiras com o intuito de levar os enebianos até as comunidades tradicionais valorizando a história, a riqueza cultural, a segunda levou os participantes diretamente aos problemas da comunidade, com os participantes em filas passando por cada cenário de destruição conceitual daquilo que é muitas vezes passado como errado pela classe dominante da sociedade.[...]"

Explica como se deu essa passagem? =)

As Vivências levaram os enebianos do encontro, para as comunidades.

Agora a Jornada contou com uma preparação antes do espaço, e no espaço filas de enebianos com olhos vendados, passaram por obstáculos que os fizeram chegar perto da realidade, no caso deste eneb, dos bóia-frias.

http://br.youtube.com/watch?v=d11FhtNuTbY

Foi muito bom participar da organização, jogando poeira na galera.

Há uma descarga emotiva muito forte quando acaba a Jornada, muitos se acabam no choro, outros não sabem o que fazer, outros mudam de ideologia.

Deve ser forte... mas e ai, fica só na visita ou rola algum apoio, ou ação para com estas comunidades?

Quanto às visitas fica só no primeiro impacto mesmo, existem Vivências que chegam quase a um mês como as do "EIVs", as do ENEB nem podem ser consideradas vivências, é mais visita do que vivência, conhece, dá uma prosa com a comunidade e vai embora. Vivência tem de ter no mínimo dois dias com direito a café da manhã, almoço e janta a partir do trabalho feito na comunidade, ambos se ajudando.

sei... poxa é legal, mas é bom ter cuidado com esta postura de olhar por cima, ver como é a realidade e se mandar. Talvez essas comunidades passem a se sentir "inferiores".

Um relato impressionante do XXIX Encontro Nacional de Estudantes de Biologia. Principalmente no final onde você compara os ensinamenros obtidos neste encontro e os acadêmicos/universitários

"[...]ambiente destinado à masturbação intelectual, repasse de conceitos e outras situações educacionais broxantes, dignas de robôs biológicos com HD em expansão, ou em constante formatação para aquisição de informações novas.[...]"

E é verdade, deste jeito não estamos nos formando Biólogos, mas sim técnicos da profissão que irá realizar um trabalho mecanizado: Bolsa PIBIC/CAPES/CNPQ, produção científica e pedois a publicação. O que é uma pena para uma profissão tão linda como esta.
Daí vem o ENEB que abre nossos juízos para o resto da sociedade brasileira e descobrir o verdadeiro papel do biólogo: Mostrar ao povo a importância da vida, que não apenas o homo sapiens vive neste mundo, antes dele vieram outras milhões de formas de vida e que nós aqui somos os calouros!!!
Pois é, essa semana no Maranhão me fez muito bem, e quem foi e aproveitou da maneira correta não tem o que reclamar. Pensando bem a vida poderia ser um eterno ENEB/EREB, com construção coletiva , muita discução, e muitas ações!!!

foi mal os erros de português, e estou curtindo muito esse bog de vcs. Quando tiver mais tempo posto nos outros textos!!!!

Ligia de Almeida Fernandes Vieira

Gostei muito de seu texto Alysson e de seu comentário acerca dos "Enebianos Turistas" e da aprovação de sua moção de repúdio aos mesmos. Realmente rolou muita evasão por parte de muitos estudantes da UEPB e também de várias outras delegações, pois o que se ouvia nos arredores do evento era "Tú sabe qual ônibus vai pra os lençóis maranhenses???" ou então "Ei, vamos hoje pra praia ou pra o Centro histórico?". Penso que, no meu bom senso, um dia destinado para tal atividade turistica (não se importando os locais) seria mais que suficiente (o que estava definido que seria a quinta-feira do evento, mas não se teve um consenso por boa parte da galera), mas infelizmente muitos "entraram na onda", "cairam na tentação" e se esqueceram do real compromisso que era o de se estar lá no ENEB, que pra mim era o aprendizado com pessoas diferentes e discutir sobre as politicas de atuação e de nosso trabalho não somente como estudantes e biólogos, mas como seres sociais que somos. Posso não ter ido aos lençóis maranhenses ou as várias praias que se tem em São Luis, mas não me arrependo ter trocado isso pelo evento pois o aprendizado que tive lá jamais esquecerei, em especial conhecer e vivenciar culturas e gente tão heterogênias como nesse ENEB. Finalizo minhas palavras com o comentário que deixei na comunidade do ENEB no orkut, que sintetiza tudo aquilo que sentí respondendo a pergunta "Que mais tenho saudades no ENEB?": "O evento, a interação com pessoas tão diferentes, a discussão dos temas e mesas, a cidade de São Luiz, o intervalo na hora do almoço lá na vivencia onde jogamos peteca (com direito a mais de trinta toques seguidos já que a meta era 21), o banho no Rio dos cachorros e até do calor absurdo e das picadas das formigas e mosquitos (rsrsrssr).
Tudo de bom por lá e espero que seja tão bom ou melhor no ano que vem."

Thonny Hill Lima Melo

Llyssonzão, queridíssimo, seu relato me fez sair daqui do frio bucólico de São Vicente e me direcionar, alguns dias no passado, à calorosa e receptiva São Luis do Maranhão!
Quisera eu ter podido presenciar, vivenciar, compartilhar tantos momentos bons e aprendizados inigualáveis! Pq ENEB é isso: informação, emoção, educação e muuuuita disposição. Disposição de, a cada dia, nos tornarmos mais biólogos e fazermos, a cada minuto, um pouquinho de diferença nesse caos psíquico que estamos condicionados (mas há como se fazer diferente, o ENEB mostra!)...

Bem, desculpe a explanação...por um instante liberei minha alma...
E confesso aqui que gostaria de tê-la assim por instantes seguido de instantes, por diversos instantes... =)

Que em 2009 alcancemos ainda mais vitórias!
E continue assim, deixando as pegadas necessárias.

Beijos santistas...
Aline Boutros

Postar um comentário

Queremos muito saber sua opinião! Ao comentar, por favor, identifique-se.