domingo, 14 de setembro de 2008

Qual a distância da Universidade?

A um bom tempo venho discutindo sobre esse tema com amigos, inclusive alguns que discordam muto do meu ponto de vista,mas ao ver a notícia sobre a abertuda de cerca de 500 vagas para Universidade a distância, não tive como me aquietar.
A idéia de implantar cursos a distancia é uma iniciativa muito boa para quem realmente não tem condições de frequentar uma faculdade, como as pessoas que moram em interiores, onde a locomoção atá um grande centro realmente é dificil, mas houve uma banalização deste tipo de ensino. Hoje, qualquer pessoa que tenta dois ou três vestibulares e não passa vai logo estudar numa destas faculdades citadas acima, muitas vezes por preguiça de continuar tentando ou pela busca somente por um diploma.
Se em universidades como a UEPB, em que temos aula diariamente, ainda encontramos arestas no ensino ( assim como pessoas que querem somente uma festa ou um diploma para mostrar a mãe e nada mais[desabafo pessoal]), imagina como fica o ensino que é feito só por apostilas, onde a cobrança que se faz do aluno muitas vezes só diz respeito a mensalidade.
Cabe a nós repensar e incitar a sociedade que nos cerca a parar e pensar qual a verdadeira funçao dessas instituiçoes de ensino, mas não somente destas, também da real função que tem para a sociedade um quadro preso na parede dizendo que alguém se formou em algo e pronto. Cadê a formaçao profissional? Onde ficou a qualidade de um trabalho bem prestado? Se estes foram deixados de lado em detrimento a um diploma que se consegue em qualquer esquina, bom, abro mão do meu.

3 comentários:

No Encontro de Biologia de Cuité, nós encontramos uma professora que fez um trabalho sobre isso, perguntando sobre a interface do sistema e o que os alunos falaram sobre..

surpreendentemente eles acharam boa!

De onde nasce as EADs?!

Adivinha?!

Da necessidade do MERCADO adquirir novos profissionais. Isso merece um post, em breve.

Postar um comentário

Queremos muito saber sua opinião! Ao comentar, por favor, identifique-se.