sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Impossivelmente possível

O termo mais fiel existente é a probabilidade. 50%, 60%, 0,093728%... O que dizem esses termos?


Talvez não digam nada, apenas excluem a "mãozinha" do querer de alguém. Confuso? Vamos esclarecer. Qual a probabilidade de nascer uma menina? 50%. Qual a probabilidade de nascer uma menina filha de pais de pele clara, nascer com a pele escura? 25% (hipoteticamente). Qual a probabilidade de nascer ou ter nascido uma menina no ano de 2008, na cidade de campina grande, no hospital da FAP, às 8:00 horas da manhã, filha de Maria e de José, e que os pais se conheceram em uma viagem no exterior, se atraíram e posteriormente casaram? 0,08232421%. Consideravelmente nula, possivelmente cabível, talvez improvavelmente testável.


Essa historinha toda remete apenas a um ponto final: Probabilidade. Independente do querer de algo ou alguém, coisas acontecem. Dá-se o meio termo de 50% ou metade para a maioria dos casos. Comprar ou não aquele objeto? Ir ou não? Dependemos do "não-tão-livre-arbítrio". A liberdade é condicionada a 50%. Estudei horas por dia, durante meses, assistia e participava das aulas no cursinho/colégio, a concorrência do meu curso fora de 2 candidatos para uma vaga e fiz a prova do vestibular. Qual a probabilidade de eu ter obtido uma das vagas disponíveis? 90% (hipoteticamente). Eu passaria ou não, só que tive mais chance de passar. Se passei, não foi deus nem Jesus cristo que quis. Buda também não. Fora apenas a probabilidade. Não o querer dela, fora apenas o seu ato, inconseqüente e insensível, palavras tão antropocêntricas.

Não estudei horas por dia, não participava das aulas no cursinho/colégio, a concorrência do meu curso fora de 18 candidatos para cada vaga e fiz a prova do vestibular. Qual a probabilidade de eu ter obtido uma das vagas disponíveis? 10% (repito, hipoteticamente). Eu passaria ou não, só que dessa vez a probabilidade seria menor. Se não passei, normal. Se passei, seria deus? Muitos afirmam que sim. Normal, a burrice está na genética de 94% da população (hipo, bem hipotético).

O que define algo é simplesmente a probabilidade, e que, independente de ser alta ou baixa, coisas acontecem (assombroso?). Ao assumir o pressuposto de que sou um indivíduo especial e que, por isso, Jesus ou deus, ou seja lá quem for, só quer o meu bem, a probabilidade deixa de existir. Passei no concurso (foi deus quem quis). Não passei no concurso (deus achou melhor assim, ele sabe o que faz). Caberia um vasto espaço para uma boa gargalhada, mas dou a liberdade de escolha do leitor de rir ou não.

O achismo, vastamente empregado na sociedade por intelectuais que só tem força de expressão embaixo do próprio teto, e força apenas contra crianças e acéfalos, virou moda. Não existe mais o correto, o real, e sim o que José acha ou Paulinho.

A probabilidade não trabalha com essas ferramentas. Aos que consideram a existência de um deus, a ele ficou empregado apenas o trabalho de jogar os dados, o resto a probabilidade define. Pergunta final: Qual a probabilidade de outro alguém escrever um texto igual a esse, e o mesmo texto estivesse sendo lido por você nesse exato momento? 0,00000000004345234. Uma coisa tenho certeza, você está lendo.

Deus morre aqui.

14 comentários:

Comentei no MSN e esqueci de comentar aqui! Perdão, MELO!

Estavamos conversando hoje quendo toquei neste assunto e, conhecidentemente, Uirá me falou que estava bolando um post sobre isso!
Este assunto me fascina! É muito legal pensar que a probabilidade dos arcos branquiais se modificarem e surgirem as mandibulas por uma mutação ao acaso é quase nula!! E surgirem todos os seres subsequentes, após anos de outras grandes "cagadas"!!

Mto bom cara, texto massaaa!

Uirá... Bom texto...
Só um porém...

Se "Deus morre aqui" é porque um dia ele esteve vivo!
Se ele esteve vivo, como Deus não poderia ter morrido!
Então, "há uma pequenina probabilidade" de você ter se contradito! De toda forma foi uma boa paráfrase de Nietzsche!

Qual é mesmo a probabilidade de Deus não existir? Hipoteticamente, é claro!

P.S.: Eu preferi não dar a "boa gargalhada"!

"Aos que consideram a existência de um deus,(...)"
Ele nasceu, na mente de alguém. Não na realidade física. Vide post "Acreditar ou não, não "eis" a questão".

O que me deixa mais fascinado não é nem a probabilidade de dar certo, fico imaginando tudo que não resistiu a seleção. É uma viagem "lomba troncha".
kkkkkkk

muito massa o texto! gostei mesmo, tudo é questão de probabilidade, e como trabalhamos para influenciar em um aspecto postivo ou negativo!

Já comentei "Acreditar ou não, não "eis" a questão" velho Melo...

Para mim, a "probabilidade de contradição" agora está em "Impossivelmente possível"... como já disse:

"Se "Deus morre aqui" (frase tua)é porque um dia ele esteve vivo!(seja onde tenha sido)

Se ele esteve vivo (seja onde tenha sido), como Deus não poderia ter morrido! (seja onde tenha sido, pois, na evolução histórica das religiões, desde o politeísmo deuses são imortais certo?)

Então, "há uma pequenina probabilidade" de você ter se contradito!" (E essa probabilidade é mais de concordância de idéias textuais do que de ideologia religiosa se prestares a atenção devida!

"Aos que consideram a existência de um deus,(...)" como diz você...
Considerar ou não é uma questão de escolha...
Escolher corretamente ou não é uma questão de probabilidade...
Afirmar que "Deus morre aqui" é ir de encontro a probabilidade d'Ele estar bem vivo...

Mas em nenhum momento afirmei que deus era imortal. Quem falou isso foi você e as religiões.
uhaeuaueaueuaheuhe

Muito Bom o Texto Uirá

Passa-me pela cabeça a questão, também, de sempre estarmos querendo achar as respostas p tudo...Há a probabilidade de que seja isto ou aquilo...é provável ou não...é ou não é!!

Tudo segue padrões estocásticos...amei esse texto, boa Uirá!!!

kahekakehkahekahkehahekahkeaheahkeahkeaakehkaaa

Eu num afirmei nada não... Reproduzi: "na evolução histórica das religiões, desde o politeísmo deuses são imortais"

Quem fala isso é a história das religiões. Segundo cada crença, cada deus é imortal, oras!
Se você critica algum Deus, tem que ser um dos deuses de alguma das religiões, ou de todas...

A não ser que teu assassínio de "Deus" tenha sido de um Deus que independa de qualquer uma das religiões existentes...
Nesse caso, um Deus concebido por tua mente viveria e, sendo mortal adotaria o padrão que você necessitava pra sua frase!

Assim, concebeste a um deus caro colega!
Surge o Uiraismo!!!

kakehkahekakeakekahekhakehkaekahkhekahekhakehk

xDD

Aí você criou dois digimons pra lutar.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
peraí homi!
Deus é igual a digimon. Pra eu derrotar seu digimon não é preciso eu colocar o meu pra lutar. Apenas digimons não existem. Ficou claro?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
quer ver aécio comentar sobre o "meu" digimon?
kkkkkkkkkkk

kakehkahkeakhekahekhakehkahekahkehkahekakehkahek

Vou comentar mais não...
Já falamos pelo msn do gato branco pra mim e preto pra você... que no fim das contas pode ser até amarelo!

kaehakhekahekahkehakhekahkehkaekakehkaheahkehkahe

Agora, o massa de digimons é que tem evolução!
"Digevolução"!!!

kakehakekahekakehkahekakehkaehkakehkahekakhe

Agora...

Se existisse mesmo o Uiraismo eu poderia até me converter!!!

Ô mentira da gota!!!

kaehkahekahkeakhekahekakehakhekahkeakehk

O problema da lógica na Argumentação.

Se X é isso, então Y é aquilo. Se Y for aquilo, então Z é X + Y. Se Z é isso, então X+Y+Z = D. Entende? Se não entendeu vou didaticar a coisa mais para frente.

Postar um comentário

Queremos muito saber sua opinião! Ao comentar, por favor, identifique-se.