sábado, 6 de setembro de 2008

Código Livre, pra que te quero!

Como é de praxe eu estava fuçando no status dos servidores do holistica.. dando uma olhada nos acessos e vi uma coisa que pra mim não foi surpresa, mas não pude deixar de comentar..


A esmagadora maioria do pessoal que acessa o nosso blog usa Windows!



Aí eu me perguntei.. cara, por que será que tanta gente inteligente (sim, você que esta lendo!) está usando tão pouco o Linux?


A primeira resposta, e a mais óbvia é com certeza a comodidade.

A segunda é a velha desculpa de que utilizar o linux é complicado, ou que as aplicações do Windows não vão rodar lá.

Então instigado por estes dados acima fiz uma pequena pesquisa de campo (perguntei a colegas on-line) sobre quem utiliza ou ja utilizou o Linux ao menos uma vez na vida. O que me chocou foi que a geração coca cola não sabe o que é LINUX! Como, é que danado a maioria das pessoas nunca ao menos viram este sistema rodando?

Então gente.. por que não dar uma chance ao pinguim? Vou falar um pouco da minha experiencia com este sistema operacional de código aberto..

Existem diversas versões de sistemas operacionais baseados na arquitetura UNIX, uma delas é o Linux, mas a maioria delas são muito diferentes.. A mais amigavel pra quem esta viciado no windows (na minha opnião) é o Ubuntu ou o Linux Kurumim. Ambos são Free, 0800, grátis, e o usuário pode baixar da net sem nenhuma frescura.. No caso do Ubuntu você pode até pedir os cds gratuitamente no site deles (Clique aqui).

Escolhido sua distribuição vamos dar uma comparada básica no que você faz no Windows e como você fará isso no Linux..

Navegar na web? Tomando como base os leitores do Holistica, por exemplo, os dados do servidor mostram que a maioria dos leitores esta usando o Firefox pra navegar na web.. No Ubuntu o navegador padrão é o Firefox! =)

Ver vídeos? O Ubuntu vem com pacotes de codecs e com um player standad que da pra ver DVDs, AVI, MPG e afins

Música? Não é problema... o Audacious da conta do recado direitinho! Além de ter inumeros skins, equalozadores e ser bem mais rápido que o WMP ou o WINAMP (ja vem no ubuntu)

Trabalhar... Ah.. o trabalho.,. ópio de alguns.. ódio de outros... Mas nãaao é problema! No Ubuntu você conta com uma suite completissima extamente com as mesmas funcionalidades, talvez até mais, que a suite OFFICE do Windows.. Tabelas, Apresentações, Gráficos, Planilhas, Textos, enfim! da pra fazer tudo, e os formatos dos arquivos são padrões! .doc .ppt .xls e afins! (Ja vem no ubuntu! nao precisa baixar, ou instalar de fora!)

Edição de imagens? Eita, ai complica!
Complica nada! o Ubuntu vem com ferramentas muito legais pra editar fotos com qualidade profissional! O gimp é ótimo pra essa finalidade e é de facil utilização!

"mas eu uso o Corel Draw, jogo CS, e não largo por nada o Photoshop!"
Não tem problema!!!!
O Wine, aplicativo que ja vem junto com o Linux, traz a você a pssibilidade de instalar os programas do Windows no Linux!!! Não acredita?? Olha só:


O Photoshop rodando no Linux! Simples assim! (veja em detalhes)

O Counter Strike rodando bonitinho no Linux.. (Detalhes aqui)

Aquelas historia de Incompatibilidades com impressoras, modens e etc é coisa do passado! Primeiro que quase ninguem utiliza mais modem de internet discada, e os que ainda usam existe um banco de dados de drivers muito vasto no Ubuntu! Com as impressoras também existem inúmeros driver e acessórios para utilizar scanners, impressoras, fax e muitos outros periféricos!

Nunca mais se preocupe com virus, e tenha um sistema totalmente estável! A área de trabalho é muito legal, além de ser totalmente customizavel. Pra quem tem placa de vídeo NVIDIA ou ATI o ubuntu traz consigo os drivers pra deixar seu pc pronto pra aplicações 3D e gráficos super legais! Um exemplo muito legal de utilizar estes gráficos é o COMPIZ FUSION, uma suite gráfica que bota no chinelo qualquer ruindows vista, e com a vantagem de rodar em qualquer 512 mb de RAM!




Ta ai um bom exemplo de como o Linux pode ser divertido e totalmente funcional, independete da sua máquina ter 256 de RAM ou 2 Terabytes de HD! Sem falar que o prazer de sentir cada vez mais menos integrante desse capitalismo não tem preço!!

Seja livre! Use Linux!


EDIT

Os gráficos estatísticos foram retirados diretamente dos servidores do SiteMeter, então eles não são estáticos ok? Podem perceber que já houveram diversas alterações nos mesmos. Creio que devido à gama de usuários extrangeiros!

Obrigado pelas visitas!

4 comentários:

Do caralho viu?
:D
gostei geral dessa

=D agente tem que fazer a oposição neh brodi! hehehe mas sem frescura nem hipocrisia velho.. eu uso Ubuntu, gosto demais! se quiser eu tenho o cd!

Porra, do caralho! Acabei de ler, post grande, mas super utilitário, eu utilizava LINUX aqui em casa, mas acabei colocando-o no desuso, devido a incapacidade de receber arquivos do OFFICE, tive de mudar, mas me arrependo, agora que sei que há essa capacidade do UNIX receber os arquivos do OFFICE, vamos às forras!

Não cara agora é tranquilo demais.. Com o Ubuntu o office ja vem integrado 100%, dispondo dos formatos utilizado pela maicrosofite e os seus proprios formatos! =D

Postar um comentário

Queremos muito saber sua opinião! Ao comentar, por favor, identifique-se.