quarta-feira, 6 de maio de 2009

Hidroantropomorfização

Uma sugestão de aula de ciências, proposta para quinta-série - 5ª, assunto: Água. Aula encenada, onde o professor utiliza a estratégia de monólogo interagindo com o aluno quando ele começa a entrar na viagem, bom seria que todos se transformassem em gotas nestes momentos didáticos.

(Aula narrativa) – Olá meu nome é H²O, conhecido como hidróxido de hidrogênio, estou em todos os lugares, e sou a substância mínima de formação da água. Sou unido a diversas outras substâncias, e não me misturo com outras, como, por exemplo, o óleo. Com diversas outras moléculas iguais à mim formando a água, contarei algumas particularidades desta, mas antes tenho de explicar onde estou localizado no mundo. Isso, no mundo! Poucos percebem que faço parte do corpo dos humanos, do sangue, dos músculos, do cérebro, proporcionalmente dos ombros para baixo o ser humano é água, sendo a parte seca dos ombros acima, comparativamente. Nas plantas também eu me infiltro, gosto de promover o alimento delas, levando os nutrientes das raízes às folhas, nos animais, eu sou liberado com sais para manter a temperatura do corpo constante. Por isso, estou aqui desde o início da vida na Terra. Pois antes a Terra era instável e a estabilidade era proposta por mim, eu não apresentava grandes variações no corpo qu’eu formava, o corpo aquático, no caso da Terra primitiva, o corpo marítimo. Marítimo nos leva ao mar, e mar nos leva à praia, lá na praia aonde nós vamos percebemos água, muita água! Embora, muito salgada também. Essa é a água oceânica, a mais salgada, que nos levam aos sais, nossos amiguinhos, que se misturam à nós e nos tornam turvas em grandes concentrações. Apresento-me também na atmosfera, embora não seja facilmente percebido, eu vejo vocês lá de cima, naqueles pedaços de algodão doce que são denominados nuvens. Seguindo o vento eu vou, e sou denominada água atmosférica. Quando bato em outras nuvens inimigas, me transformo de vapor para líquida, não agüento a batalha e precipito, ou seja, viro chuva. Caindo em forma de gotas, faço parte agora de rios, lagos, açudes, chego a me infiltrar no solo, e lá fico armazenada em camadas com outras amigas “sem sal”, todas lá recebem o nome de Água continental. Adoro as minhas três formas, e as três juntas formam a hidrosfera. Toda vez que escutarem hidro, se lembrem de mim! Hidratar os cabelos, estou ficando desidratado, hidrante. Gosto de viver no Brasil, por apresentar bastante água continental. Não gosto muito de me misturar aos sais pesados que existem no mar, eles retiram nossa atenção. Todos só dizem que é salgado, salgado, salgado, e nada de falar da água. Quando sou “sem sal” , se lembram da água e falam que ela é boa, aí eu gosto! O Rio Amazonas fica lá no norte, por vezes, quando as nuvens me ajudam chego lá, quando não, não tem jeito, fico pelo Nordeste mesmo, aqui sou supervalorizado. Isso quando não ganho muitos outros agregados, os inquilinos são o fósforo, o nitrogênio e o carbono, todos em demasia, guerrilhando contra a vida, só fazem nos usar. O Sol é minha passagem aérea, só viajo por causa dele, ou claro, quando saio de alguma panela por aí. No caminho atmosférico, gosto de cair em rochas e me agarrar às partículas dela, e levo os pequenos pedacinhos dela para o chão, formando o solo, e alisando a pedra, esse processo é chamado de intemperismo. Não gosto de ir direto ao chão, gosto de ficar bulindo com a rocha, escondido nas fendas. Quando caio no chão e o solo é muito fofo, atravesso-o. Geralmente quando escapo das raízes das plantas, e de outros bichinhos do solo, fico lá embaixo com outras diversas moléculas amigas, formando um aqüífero, lá temos o poder de não evaporarmos em grandes proporções. Quando encontramos um buraco saímos quentinhas para a superfície da Terra, formando as fontes naturais, muitas delas são atualmente compradas fornecendo água para a população de humanos beber. Não gosto de ficar mudando de estado físico, essa história de virar gelo, água e vapor, não dá. Frio, normal, quente. Sólido, líquido e gasoso. Tá tenho de admitir, que sou bem mais forte quando sou gelo, mas escapo melhor quando estou gasoso, o meio termo é sempre algo . Como disse antes, o culpado disso tudo é o Sol, se não fosse ele essa variação não existiria, muito menos meu ciclo, o ciclo da água. Perceberam algumas de minhas viagens? Vamos começar uma? Então, estou eu no mar, lá bem tranqüilo, no meio termo. Chega o verão, a coisa começa a esquentar, não gosto de ir para o fundo, ou quando quero, me expulsam de lá, aí não tem escolha, hora de sair do oceano! Saindo viro vapor, e ganho o mundo. Lá em certa altitude me junto àquelas particular branquinhas, que agora estão com inimigos que fazem delas cinzas, não tem escolha, sempre tenho que transportar um estranho comigo. Ai quando tudo fica muito apertado, não agüento mais com meu peso, e nem com o dos estranhos, eu caio. Geralmente eu não escolho onde cair, mas adoro cair lá nas montanhas, virar gelo novamente, até esperar a avalanche. Os animais teimam em me consumir, o solo teima em não me deixar longe do Sol. Agora têm diversos exploradores que além de me idealizarem, como sem cor, sem cheiro e sem sabor, ou seja, incolor, inodora e insípida sabendo que nunca vou me separar dos meus amigos sais minerais, nem na atmosfera, usufruem de mim como solvente! Se já sei que sou mundial, agora coloca universal, ganho o status de Universo, é bom e não é, a responsabilidade é grande. Imagine sair me agarrando às diversas partículas, não tendo mais liberdade de viver sozinha, e sim usada para separar os outros, dissolver o nome disso. Dissolver cansa, tem vezes que não posso me separar da substância que separei, acabo ficando poluída. Eu dissolvo o soluto, os sais que destruo são conhecidos como isso, soluto. Eu sou o solvente, eles, coitados, todos soluços! Ops, solutos. Lembra-se do meu nome que disse no início, hidro?! Pois é, quem sofre minha segregação, é hidrossolúvel. Sou multi uso, tenho outras propriedades interessantes. Como por exemplo, sou densa. Densa me leva à massa e volume, sou medido em litros! Portanto, uma alta concentração de minhas partículas nos leva aos sólidos, meu volume é maior, embora minha massa seja a mesma. Eu sou a divisão entre massa e volume. Agora quando me junto ao sal, minha densidade fica maior, tanto que posso segurar algumas pessoas lendo na minha superfície, meu “espinafre” é o sal para me manter forte segurando diversas pessoas sob minha superfície. Por falar em superfície, outra capacidade que tenho é de tensão superficial, quando estou sem sal, ainda consigo segurar alguns insetos, eu fico me revezando com outras moléculas iguais amigas. Sempre fazemos uma força contra, e uma molécula segura a vizinha, tanto que formamos ondas. Somos bem unidas! Até mesmo na fase líquida. A capilaridade é outra situação um tanto complicada, pois ninguém quase entende quando nós vamos contra a gravidade, nós subimos por entre fios, quando mais fino ele for, mais eu vou alto, isso acontece nas plantas, por isso ninguém quase vê. Os animais me bebem, e ainda nas plantas, me comem. Só dou o troco quando estou cheio de microorganismos, nós levamos ovos minúsculos para todos os cantos, aí quando os olhos dos humanos são maiores que a boca, nós estaremos lá também carregando alguns deles, para ver se esse humano é bom mesmo em reconhecer que algo está contaminado ou não. Só que nessa história, muitos filhotes, dos humanos (bebês) morrem. Algumas das doenças são as giardíases, cólera, leptospirose, hepatite infecciosa e diarréia aguda. A giardíase é água misturada com partículas de fezes infeccionadas, nunca se iludam, comemos um pouco de fezes por dia, embora nós não vejamos muitas pequenas partículas não visíveis eu levo da estação de tratamento para as torneiras. Agora quando não sou bem tratado, levo muitas a ponto de levar comigo ovos de Giardia lamblia, um dos bichinhos fazem mal aos humanos, na hora de comer ninguém sente nada, agora depois há dor de barriga e anemia. A cólera por sua vez, é causada por outro bichinho o vibrião colérico, febre, vômitos e dores abdominais fazem parte dos sintomas, higiene é imprescindível. A leptospirose não é causada pelos ratos, e sim pelos microorganismos que estão presentes na urina destes, não é regra, mas também não é difícil de ocorrer em uma enchente por exemplo. Febre, dores no corpo, vômitos. Mau funcionamento dos rins, fígado e coração. O tratamento adequado dos lixos, não sendo jogados na rua, terrenos baldios e rios. Se eu já não levo muita saúde, como modificar isso? Ah-rá! O tratamento, tratar a água é algo imprescindível, uma água boa, é uma água potável, uma água purificada e filtrada. Fico limpinho na estação de tratamento. No Açude de Bodocongó não tem como eu ficar limpinho, pois não sou tratado antes de ser jogado lá, s’eu fosse, não levaria comigo peso, imagine ficar levando diversas partículas de fósforo, carbono e nitrogênio pra cá, e pra lá. Eu gosto só de minhas amiguinhas iguais à mim, para brincar de ser superfície e não evaporar., e se evaporar, na mesma hora virar gota e cair novamente. Meu banho na estação de tratamento segue alguns passos, como floculação, decantação, filtração e cloração. Na primeira parte, eu viro gelatina, já na segunda os flocos formados na primeira vão para o fundo, e eu passo por cima com minhas amiguinhas, na terceira parte eu ganho o rumo das pedras e areia, deixando depositados os estranhos que me perseguem. Os microorganismos são chatos, e vão conforme a corrente também, mas geralmente morrem na cloração. Sou distribuído para as casas, e ganho o caminho dos canos, no caminho posso encontrar diversos outros inquilinos. Chegando em casa, sumariamente utilizado, viro esgoto, e ganho mais partículas estranhas. Detergente, sabão, gorduras, passo por um local bem desagradável, a fossa, até ganhar outros imundos canos e voltar à estação de tratamento, nestas horas eu gostaria que o Sol me levasse para outra longa viagem. (Adaptado de CRUZ, 2006).

CRUZ, J. L. C Projeto ARARIBÁ, Ciências, 5ª Série. Editora Moderna. São Paulo - 1ª Ed. 2006.

0 comentários:

Postar um comentário

Queremos muito saber sua opinião! Ao comentar, por favor, identifique-se.