sábado, 13 de setembro de 2008

Paráfrase explicativa de Heterônimo de Fernando Pessoa: Enlacemos as mãos.



Querida, assenta-te comigo. Sossegadamente fitemos o curso das águas da vida e enlacemos as mãos.
Agora arrazoemos como infantes amadurecidos que essas águas vão, nada deixam e nunca voltam. Vão para um Rio longínquo no profundo do Hades.
Soltemos as mãos, pois não vale a pena agastarmo-nos, quer alegremo-nos ou não, essas águas rolam. É melhor que corram tranqüilamente, sem odiosos amores e iracundas paixões, sem olhares ou vocábulos invejosos; sem preocupações, pois mesmo precavidos passamos como a chuva.
Ame-me serenamente, imaginando que se desejássemos poderíamos compartilhar ósculos, afagos e carícias, porém, melhor é estarmos juntos vendo as águas.
Querida, colhamos papoulas. Sinta seus aromas e coloque-as sobre as tuas coxas como uma calma criança que não pensa em nada, nem em sua inocente decadência.
Se for um dia de chuva tu lembrarás de mim sem calor, nem dor, nem rancor, pois nunca demos as mãos, nem nos beijamos, nem passamos de infantes.
E se antes que eu, tu mergulhares nas águas do Rio e fores tragada, nada sofrerei ao recordar-me, pois tua imagem será sempre a da menina olhando as águas, com pétalas no colo.


José Aécio Alves Barbosa.

4 comentários:

Achei interessante parafrasear Fernando...
Leiam seus textos! Atingirão o "orgasmo intelectual" com alguns deles...

Como eu havia dito; A porção pensante dos meus amigos!

menino! fiquei rosa chiclete!! lovei. by RKVCB

Postar um comentário

Queremos muito saber sua opinião! Ao comentar, por favor, identifique-se.