Os livros da disciplina Biologia que fazem parte do PNLDEM 2008 foram criticados por 26 professores universitários, onde as críticas renderam tanto, que os produtos foram divididos em três artigos. Um sobre Genética e Biologia Celular, outro sobre Ecologia e Fisiologia, e o mais interessante, sobre Evolução e Diversidade Biológica. Parabéns para a equipe de especialistas por produzir um material tão útil aos professores de Biologia do Brasil. Embora, os quatro critérios utilizados, pequem por não ter o fator criatividade didática como avaliação, sempre com os mesmos exemplos e diversas explicações diferentes, se multiplicando e se tornando equivocadas, no pé da letra: as chamadas misconceptions extensivamente presentes nos três artigos. A metodologia compreendeu: (1) a adequação e conceitos corretos, e exatidão na informação básica; (2) adequação e coerência metodológica; (3) promoção de uma adequada visão sobre a construção do saber científico; (4) princípios éticos. (El-Hani, Roque & Rocha 2006)
... (5) adequação dos exemplos às pesquisas e geografia brasileira.
Chega de Manchester, Galápagos, Londres, se aqui temos Paraíba, Fernando de Noronha, Rio de Janeiro. Por exemplo, Darwin não esteve só em Galápagos para inferirem, somente, a fauna de lá.
El-Hani, C. N.; Roque, N. & Rocha, P. L. B. (2006). Brazilian High School Biology Textbooks: results from a Brazilian national program. Submitted to IOSTE International Meeting on Critical Analysis of School Science Textbook.
... (5) adequação dos exemplos às pesquisas e geografia brasileira.
Chega de Manchester, Galápagos, Londres, se aqui temos Paraíba, Fernando de Noronha, Rio de Janeiro. Por exemplo, Darwin não esteve só em Galápagos para inferirem, somente, a fauna de lá.
El-Hani, C. N.; Roque, N. & Rocha, P. L. B. (2006). Brazilian High School Biology Textbooks: results from a Brazilian national program. Submitted to IOSTE International Meeting on Critical Analysis of School Science Textbook.
2 comentários:
Legal naires!
Mas acho que não se trata se Darwin veio ou não... Trata-se que existe! as ações começam gradualmente... entendendo o local, o global.. etc
Se Darwin não tivesse vindo ao Brasil, seria irrelevante explicar a dinâmica do semi-árido, por exemplo? Eu acho que não
=*
Preocupado com a Aprendizagem, digo que exemplos ligados ao Brasil seriam melhores para os estudantes brasileiros. Darwin esteve no Brasil, e tem de ser utilizado o viés dele no Brasil, de preferência. Até poderíamos utilizar outro naturalista brasileiro de grande impacto como o Fritz Muller, não tenho registros de algum que vivesse aqui na Caatinga. Uma pena. Historicamente temos de levar em consideração esses ícones, que são danosos, assim como exemplificar a origem da vida por Miller-Urey, sendo que diversos outros experimentos foram feitos ao longo da história e foram obscuros dos livros didáticos. Uma pena que a ciência tenha seu berço na Europa, e os sobrenomes que conhecemos sejam de lá.
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